O excesso de frituras é prejudicial à saúde, mas é preciso cortar todas as gorduras da dieta? Todas as gorduras são iguais? O azeite é benéfico para o organismo? Entender a diferença entre as diferentes gorduras presentes nos alimentos é fundamental para absorver o que elas têm de melhor.
As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são benéficas à saúde. Encontradas no azeite, abacate, açaí, oleaginoso (castanha-do-pará, amêndoas, nozes, pistache, avelãs) e sementes em geral, as monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio.
Já o Ômega-3, que faz parte das poli-insaturadas, é uma importante gordura antiinflamatória, que atua na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração. Ele está presente em peixes, como sardinha, salmão, atum e arenque, além de fontes vegetais, como a linhaça, óleo de canola, rúcula e semente de chia, maior fonte vegetal de ômega -3, superando até a semente de linhaça.
Azeite o bom e nobre Azeite
Excelente fonte de antioxidantes, o azeite extra-virgem previne o envelhecimento precoce das células, além de doenças coronarianas e câncer. Ele protege as artérias, diminui o colesterol total e aumenta o bom colesterol (HDL). Também combate doenças degenerativas, estimula a regulação da pressão arterial e reduz a glicemia. O azeite deve estar presente em dietas de emagrecimento pela ação antiinflamatória e pela sensação de saciedade que a gordura promove. Em média, duas colheres de sopa, diariamente, são suficientes. O azeite extra-virgem também contém substâncias com efeito bactericida, auxiliando no combate a Helicobacter pylori, microorganismo responsável por casos de gastrite e atualmente muito encontrado na população.
O consumo excessivo de gorduras saturadas contribui para o desenvolvimento de aterosclerose, hipertensão, AVC, infarto, elevação do colesterol, entre outros problemas. Elas estão presentes no leite integral, bacon, creme de leite, manteiga, hambúrguer, nuggets e outros alimentos.
ATENÇÃO! COMER PODE! NÃO PODE É EXAGERAR!!
Alerta! É de total necessidade ler os rótulos antes de comprar um produto industrializado.
A ingestão diária máxima deste tipo de gordura deve ser de até 24g por dia. Para não ultrapassar o máximo indicado, é preciso estar atento àquilo que já vem pronto para comer. Por exemplo, uma caixa de lasanha individual congelada conta com 12g de gorduras saturadas, o que representa 55% do total recomendado para o dia todo.
Mais conhecida como gordura trans, a gordura vegetal hidrogenada não traz nenhum benefício para o organismo. Muito utilizada para melhorar a consistência e a conservação de produtos industrializados, seu consumo deve ser limitado a cerca de 2g ao dia. O excesso de gorduras trans pode causar perda de memória, obesidade, gordura no fígado (esteatose hepática), diabetes, doenças cardiovasculares, alergias, além de câncer de intestino, mama, próstata e pâncreas. A gordura trans está presente em biscoitos recheados, pipoca de microondas, margarina, salgadinhos, sorvetes, batata palha, entre outros alimentos.